quinta-feira, 21 de março de 2013

Fontes de Energia

Fontes de energia:

Renováveis ou alternativas
Fontes de energia inesgotáveis ou que podem ser repostas a curto ou médio prazo, espontaneamente ou por intervenção humana.
Não renováveis ou fósseis/Minerais
Fontes de energia que se encontram na Natureza em quantidades limitadas e que se esgotam com a sua utilização.






Os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica através de um processo que leva milhares e milhares de anos e, por este motivo, não são renováveis ao longo da escala de tempo humana, ainda que ao longo de uma escala de tempo geológica esses combustíveis continuem a ser formados pela natureza. O carvão mineral, os derivados do petróleo (tais como a gasolina, óleo diesel, óleo combustível, o GLP - ou gás de cozinha -, entre outros) e ainda, o gás natural, são os combustíveis fósseis mais utilizados e mais conhecidos.






PETRÓLEO

  • O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. 
  • O petróleo é um hidrocarboneto ( hidrogênio e carbono), resultante da transformação de matéria orgânica vegetal e animal. 
Aparece no subsolo, em terrenos sedimentares e nos oceanos e mares nas plataformas continentais. 60% das reservas mundiais de petróleo conhecida hoje fica localizada no Oriente médio.

  • Obtenção: resulta de reações químicas em fosséis depositados principalmente no fundo do mar. É extraído de reservas marítimas ou continentais.
  • Uso: Produção de energia elétrica; matéria-prima da gasolina, do diesel e de produtos como plástico, borracha sintética, cera, tinta, gás e asfalto.
  • Vantagens: facilidade de transporte e distribuição.
  • Desvantagens: polui a atmosfera com a liberação de dióxido de carbono, colaborando para o efeito estufa.

OPEP

14/9/1960: Os cinco principais produtores de petróleo (Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kwait e Venezuela) fundam, em Bagdá, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A criação da OPEP foi um movimento reivindicativo em reação a uma política de achatamento de preços praticada pelo cartel das grandes empresas petroleiras ocidentais – as chamadas «sete irmãs» (Standard Oil, Royal Dutch Shell, Mobil, Gulf, BP e Standard Oil da California).
Argélia, Gabão, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. É um cartel, cujos objetivos se baseiam na administração centralizada da política petroleira, controle de preços e volume de produção do petróleo.


Gás natural
Gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos, originados da decomposição de matéria orgânica fossilizada ao longo de milhões de anos.
Em seu estado bruto, o gás natural é composto principalmente por metano, com proporções variadas de etano, propano, butano, hidrocarbonetos mais pesados e também CO2, H2S, água, ácido clorídrico, metanol e outras impurezas. Os maiores teores de carbono são encontrados no gás natural não-associado.


Carvão Mineral
O carvão é uma complexa e variada mistura de componentes orgânicos sólidos, fossilizados ao longo de milhões de anos, como ocorre com todos os combustíveis fósseis. Sua qualidade, determinada pelo conteúdo de carbono, varia de acordo com o tipo e o estágio dos componentes orgânicos.
Tipos de Carvão Mineral
A turfa, de baixo conteúdo carbonífero, constitui um dos primeiros estágios do carvão, com teor de carbono na ordem de 45%; o linhito apresenta um índice que varia de 60% a 75%; o carvão betuminoso (hulha), mais utilizado como combustível, contém cerca de 75% a 85% de carbono, e o mais puro dos carvões; o antracito, apresenta um conteúdo carbonífero superior a 90.



ENERGIAS LIMPAS

Biomassa
A biomassa é a quantidade de matéria orgânica produzida.
Essa energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos.
Os Bicombustíveis (álcool), hoje em dia, são bem explorados.

O Brasil é um dos maiores produtores de Biomassa, junto com os EUA.
Vantagens da Biomassa:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.

Biodigestores   
Biogás - É um tipo de combustível extraído de esterco, palha, bagaço e outras matérias orgânicas, a partir de sua decomposição  por bactérias  biodigestoras




Energia Eólica


Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade, esse tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos.
Grandes turbinas (aero geradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento dessas turbinas gera energia elétrica.

Energia Solar



É proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Essa energia é captada por painéis solares formados por células fotovoltaicas. A energia solar é utilizada, principalmente, em residências, para o aquecimento da água.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, devido ao custo de instalação e criação das placas, como també por de não existir forma de armazenamento.

Hidroeletricidade



É a energia proveniente do potencial energético das águas de rios, através da construção de represas e hidrelétricas.
O Brasil é um dos maiores representantes na produção dessa energia., que além de ser renovável, produz bastante energia.
Diferente do que muitos pensam, essa energia polui o meio ambiente.

Depois da construção da represa, as árvores do lugar inundado irão entrar em decomposição, fazendo com que ocorra  a liberação de metano, que polui muito a atmosfera 


Dicas de sites:

PETROBRAS - www.petrobras.com

Agencia  Nacional de Energia Elétricas ANEEL - www.aneel.gov.br
Ministério de Minas e Energia - www.mme.gov.br
Programa do Biodiesel - www.biodiesel.gov.br/programa.html

Videos 
Fontes de Energia 

Carvão Mineral 


Gás Natural

Biocombustíveis





































Nenhum comentário:

Postar um comentário